NID Forensics

Dúvidas Frequentes

Está com alguma dúvida? Acesse nossas perguntas e respostas.

 

Quem é e o que faz um perito em computação forense?

É o profissional capacitado e preparado para realizar investigações digitais, bem como realizar perícias corporativas e judiciais em computação.

O que é a perícia em computação forense?

É o conjunto de padrões e técnicas para a análise de mídias digitais buscando encontrar evidências de crimes cometidos no ambiente virtual ou real.

Existe mercado de trabalho para peritos em informática?

Inúmeros crimes digitais ficaram sem punição e diversas causas trabalhistas provavelmente deixaram de ser julgadas por absoluto desconhecimento de muitos magistrados quanto a possibilidade de se rastrear o que foi feito em um computador, e como foi feito.

 

Existe um mercado imenso para esta nova casta de profissionais e a cada novo dia mais pessoas são informadas de quanta informação pode ser investigada em um computador e demais mídias digitais.

 

Um técnico de manutenção, por exemplo, que possui formação em perícias digitais tem muito mais oportunidades de trabalho que outros.

Peritos ganham um bom salário?

Primeiramente é preciso esclarecer que não existe a profissão "perito" no mercado de trabalho atual, contudo a realidade existente hoje e vindoura é altamente promissora.

 

Uma perícia em juízo pode ser realizada por cerca de R$2.000,00 (dois mil reais), já uma atividade de recuperação de arquivos em um cliente geralmente é cobrada por hora técnica e um bom perito pode cobrar até R$150,00 por hora técnica graças a qualidade de seus serviços.

Quem pode trabalhar como perito em computação forense?

Na esfera pública um perito precisa ter curso superior e ser indicado por um juiz para auxiliá-lo na avaliação de um caso específico.

 

Na esfera privada qualquer um pode atuar como perito em computação forense desde que tenha formação e experiência para exercer tal atividade.

Qual o público-alvo do Programa de Certificação CDFI?

Profissionais de Administração, Direito e Informática. Este Programa não é recomendado para profissionais de informática com formação ou elevados conhecimentos em Segurança da Informação, pois boa parte do conteúdo ministrado já é de conhecimento deste público.

 

Profissionais de nível médio mas com bons conhecimentos de informática podem fazer este treinamento, visando ampliar seu conhecimento nesta área.

 

É necessário lembrar que para ser aceito em nosso treinamento, todos os inscritos estão sujeitos a análise curricular.

Investigações digitais acontecem apenas em computadores?

Não. Com os progressos na área da ciência da computação forense, hoje é possível investigar computadores desktops, notebooks, palmtops, celulares e câmeras digitais, entre outros.

 

Um funcionário insatisfeito foi mandado embora e apagou todo o conteúdo de um servidor. É possível recuperar os dados deste servidor?

Sim. As práticas ensinadas nos cursos sérios de computação forense preparam o aluno para recuperar quaisquer arquivos em computadores comuns, restaurar até 99,99% das funções de servidores apagados e até mesmo recuperar com segurança a senha de arquivos do Word e Excel, por exemplo.

Um perito consegue identificar softwares piratas?

Sim, e mesmo que um computador seja formatado na tentativa de desaparecer com as provas, um perito com boa formação consegue reaver os dados que existiam no computador antes de sua formatação.

Posso estudar sozinho para trabalhar como perito?

Sim, mas é necessário lembrar do princípio de Heisenberg: "é impossível realizar a perícia em qualquer sistema sem pertubá-lo". Cursos de padrão internacional preparam peritos para interferirem sempre o mínimo possível, o que dificilmente se consegue sozinho.

Quais os pré-requisitos para fazer um curso de formação de perito?

Qualquer um pode e deve buscar aumentar seu conhecimento em informática e principalmente nesta área, mas para obter um melhor aproveitamento é recomendável sólidos conhecimentos em informática e desejável conhecimento básico em direito civil.

Quem tem formação em informática irá precisar rever algum conteúdo?

Não. Todos os alunos recebem um conteúdo bastante novo de informações, e tudo o que for necessário de conhecimento técnico em informática é revisto em sala de aula para aqueles que já conhecem e/ou dominam o assunto.

Curso Computação Forense

Escola Hacker

© 2012 NID Forensics - Todos os direitos reservados.